Paris Fashion Week - futurismo iluminado da Balenciaga


Futurismo. Sim, de novo. Só que agora muito mais refinado, evoluído e trabalhado. Não que no verão 2007 da Balenciaga tenha faltado alguma dessas características, mas é que agora Nicolas Ghesquière se aproxima muito mais do fundador da casa. Nem tanto no quesito estilo, mas em técnica, só que totalmente adaptados para as necessidades e vontades atuais. Ok, pode até parecer um pouco fora de sentido frente ao caos econômico que estamos vivendo. E talvez justamente por isso, por Ghesquière ter se arriscado tanto que a coleção tem tanto potencial.



Isso e a incrível pesquisa e trabalho com tecidos tecnológicos. Nesta coleção Ghesquière leva esse conceito ao estremo mostrando tecidos com pequenas placas de metal que mudam de cor conforme o reflexo da luz, vestidos de micro tiras metalizadas, peças metálicas que parecem couro, mas na verdade são seda e até franjas e crina de cavalo que parecem fios de força mas com textura de pele.
Sapatos cobertos por meias calças, com aberturas para as solas e estampas geométricas também ajudaram na pegada sci-fi, assim como as jaquetas bem estruturadas de aspecto plásticos, cheias de estampas gráficas-tecnológicas.

A seqüência de sete looks masculinos, sempre focado numa alfaiataria futurista parece bem deslocada da coleção toda. Os ternos sem lapela, de modelagem mais justa e aparência bem rígida e as calças com elásticos que se prendiam debaixo dos pés, parecem anos luz atrás dos looks femininos.


Diferente de quando trabalhou com o futurismo à algumas coleções, o verão 2009 vem menos conceitual. Afinal, vender é, principalmente agora, uma obrigação. Aí é onde reside outro fator que explica o tremendo sucesso que o estilista encontrou na Balenciaga: Ao mesmo tempo que Ghesquière conseguiu se manter fiel à estética literalmente escultural de Cristobal Balenciaga, projetou isso para o futuro de modo contemporâneo e despertando desejos.

Calças – meio marca registrada de Ghesquière – com cintos assimétricos vem ora mais justas, ora mais soltas, vestidos futuristias com leve perfume Space Age em tons pastéis, são algumas das peças que vão chegar mais rápido às ruas e lojas de departamento. Mas nenhuma delas se comprara as mini-bolsas metálicas que sem dúvida nenhuma, vão deixar muita gente com nome na lista de espera das principais lojas.


VER MAIS...........

1   Coleção renner de Camisa Polo 2019


2 Blusas Renner : O inverno chegando



Abraços até a próxima .........
Share on Google Plus

About escritor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário