2. Se possível, não use o mesmo sapato por dias seguidos. Após usá-lo, deixe-o secando durante um dia.
3. Ao lavá-los, não os deixe de molho e não utilize máquina de lavar, alvejantes e detergentes. Só seque-os à sombra, em local arejado.
4. Só utilize produtos de conservação adequados aos materiais de que são feitos seus sapatos. Siga as instruções do fabricante.
5. Nunca seque um calçado de maneira artificial – secador de cabelo, máquina de secar, etc. 5. Para guardar aqueles sapatos mais especiais, de alta qualidade, use fôrmas para conservar intactos o formato e elasticidade.
6. Coloque os sapatos em fôrma (ou mola) após o uso. A melhor fôrma é a de cedro virgem, que além de absorver a umidade, elimina odores e conserva a forma original do calçado. Por ser cara, tenha uma fôrma de cedro e as outras de plástico e faça rodízio entre os seus sapatos e as fôrmas.
7. Engraxe os sapatos regularmente. A graxa permite que o couro mantenha sua flexibilidade sem rachar, além de limpá-lo eficientemente.
8. Escove os sapatos sempre que possível. A escovação impede que a poeira se acumule nas dobras deixando aquelas marcas típicas de sapatos velhos.
9. Após o uso, salpique dentro dos sapatos polvilho anti-séptico ou mesmo talco para bebê à base de amido de milho para retirar a umidade provocada pelo suor dos pés. Deixe uns 15 minutos e remova o excesso com um pano.
10. Não use o mesmo par de sapatos dois dias seguidos. O calçado precisa de mais tempo para eliminar a umidade absorvida depois do uso. Depois de descalçá-los, deixe-os descansando na fôrma por pelo menos um dia.
11. Não seque sapatos que tomaram chuva com calor exagerado, como por exemplo do forno, ou secador à temperatura máxima, pois isto racha seu couro. Deixe ele secar naturalmente, engraxe-o, coloque-o na fôrma e salpique polvilho anti-séptico por dentro.
espero que goste abraço
0 comentários:
Postar um comentário