História Como eram tingidas as roupas na antiguidade

Por volta de 330 d.C. no Império Bizantino, as roupas tingidas de roxo eram super valorizadas. É que esse tom derivava de um pigmento muito raro (e caro) que só a nobreza teria condições de comprar: a púrpura.


Imperador Bizantino Justiniano I

Os pobres usavam roupas tingidas de urina. Sim, xixi dos tintureiros que gostavam muito de tomar muita bebida alcoólica e enchiam baldes e mais baldes! A partir da ureia era obtido um corante de cor azul e, portanto, a cor que designava “pobreza” era esta.

Como eles faziam isso?

Encontramos na saliva substâncias que estão sendo excretadas e que não possuem qualquer função na digestão tais como o sulfocianeto, o nitrito e a uréia. (…) Colocar em tubo de ensaio 1 mL de saliva filtrada, duas gotas de ácido sulfúrico diluído (10%) e duas gotas de iodeto de potássio (10%). Desprende-se iodo que pode ser melhor observado pela adição de 1 mL de goma de amido 1% levando ao desenvolvimento de cor azul.

(Fonte: Guia de Química Fisiológica – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)

O pigmento púrpura, que era usado também na Roma Antiga, podia ser obtido através da secreção mucosa produzida por um molusco do gênero Murex. Essa secreção é incolor e só fica roxa quando exposta ao sol.


A produção consistia em esmagar o molusco inteiro, abrir pra retirar a glândula que produz a secreção, salgar a massa durante três dias e depois ferver tudo em água por dez dias! A solução concentrada era diluída em água onde o tecido era tingido para depois ganhar cor quando exposto ao sol. Dá pra entender porque é cara agora?


Interessante observar que no século XV, na Europa Medieval, o azul passou a ser uma cor real e da aristocracia, rara e cara produzida de através do lápis lazúli, uma pedra semi preciosa encontrada na China, Pérsia e Tibet, que foi trazida para a Europa do Afeganistão e entrou pela continente através de Veneza. Depois do colapso do Império Romano, o roxo caiu em desuso e o azul ganhou lugar de destaque para a nobreza. A classe trabalhadora passou então a usar principalmente verde e marrom.

Lápis lazúli e pigmento azul ultramar

VER MAIS...........

1   Coleção renner de Camisa Polo 2019


2 Blusas Renner : O inverno chegando



Abraços até a próxima .........

Share on Google Plus

About escritor

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário